Qual o conceito de silepse?

Qual o conceito de silepse?

A silepse é um recurso da escrita em que a concordância não ocorre de acordo com os termos da frase, mas com a ideia que se quer passar. Como em “a violenta São Paulo”, em que a palavra violenta está no feminino por concordar com o termo oculto “a cidade de”.

O que é silepse de pessoa exemplos?

A silepse de pessoa ocorre quando há um desvio de concordância. O verbo, mais uma vez, não concorda com o sujeito da oração, mas sim com a pessoa que está inscrita no sujeito. Exemplos: O que não compreendo é como os brasileiros persistamos em aceitar essa situação.

O que é silepse de gênero número e pessoa?

Silepse de Gênero: quando há discordância entre os gêneros (feminino e masculino); Silepse de Número: quando há discordância entre o singular e o plural; Silepse de Pessoa: quando há discordância entre o sujeito, que aparece na terceira pessoa, e o verbo, que surge na primeira pessoa do plural.

Como acontece a concordância verbal ideológica silepse em número e pessoa?

A concordância ideológica, ou silepse, realiza-se na relação existente entre termos da oração e ideias associadas ao sujeito e pode ser de gênero, número ou pessoa. Observe a frase abaixo: Vossa excelência foi atencioso com o caso em julgamento. Não pare agora…

O que é Paronomásia e exemplos?

Um dos recursos estilístico utilizado para dificultar o falante na recitação da frase é a paronomásia, por exemplo: “Fia, fio a fio, fino fio, frio a frio”. Nesse caso, além da aproximação de palavras semelhantes, temos também a repetição da consoante “f” e da vogal “o”.

O que significa concordância no estudo da gramática?

Em geral, concordância é ato ou efeito de harmonizar flexões de palavras em uma frase; neste contexto, pode ser entendida como “se refere de forma correta”. …

O que é um sujeito Partitivo?

Chamamos de sujeito “coletivo partitivo” o termo no plural (pessoas, indivíduos, crianças, condôminos, empresários, funcionários, etc.) em associação com o núcleo do sujeito no singular que expressa quantidade (parte, maioria).

O que é paradoxo é exemplo?

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: “O nada é tudo”, “Eu estou cheio de me sentir vazio”, “O silêncio é o melhor discurso”.